Consultor de vendas

O consultor de vendas precisa sempre estar sempre se aprimorando. Melhorar as técnicas, conhecer as mudanças dos produtos e dos mercados e entender as novas perspectivas e necessidades dos clientes. Estas são algumas medidas necessárias para se manter no topo. Mas, independente da situação, existem algumas medidas que um consultor de venda deve tomar. Vamos ver então 7 segredos que todo consultor de vendas precisa conhecer.

1 – A relação com o cliente

O mais básico de qualquer relação de consultoria e o primeiro e maior objetivo é sempre ter uma relação positiva com o cliente. Para isso, como em qualquer relação, a confiança é fundamental. O consultor precisa sempre mostrar integridade e honestidade e prezar pelos interesses dos clientes em primeiro lugar. Quebras na confiança podem tornar a relação inviável.
Isso porque no fundo a relação de consultoria é uma parceria e o consultor precisa sempre deixar claro que o objetivo é garantir os melhores resultados de acordo com o interesse do cliente.

2 – Deixando o cliente satisfeito

Apesar disso, para ser o melhor, é preciso que ele esteja absolutamente encantado. Por isso, é preciso ficar sempre de olho na sua expectativa. Se um cliente obtém um resultado abaixo do que espera, ele estará insatisfeito. Um bom consultor trabalha sempre para superar ao máximo possível a expectativa do cliente.

3 – SPIN Selling

Em relação às técnicas em si, a SPIN é uma que está se difundindo cada vez mais no meio das vendas. Ela tem como objetivo aumentar ainda mais as vendas do seu cliente através da consideração de 4 pontos principais: A Situação avalia como anda o cliente, o Problema procura possíveis falhas ou oportunidades, a Implicação significa fazer com que o cliente entenda as consequências negativas do passo anterior e a Necessidade é como a solução pode ajudar.

4 – Crie um “rapport”

Já o rapport é um conceito psicológico que significa criar uma relação de proximidade entre duas pessoas. Esse conceito é muito importante para vendas mais específicas, feitas cara a cara, e pode ser algo que um consultor pode ensinar a um time de vendas que encara com o público, ou aplicar durante seus próprios processos.

5 – O Espelho

O espelho é uma forma de fazer isso. Copiar alguns movimentos do cliente de maneira bem sutil e manter o contato visual e um ritmo de respiração, são formas de criar uma sintonia corporal que ajuda muito a estabelecer o rapport.

6 – Sensações positivas

Fazer associações entre sensações positivas e o momento da compra são formas de maximizar a chance de retorno e aumentar ainda mais o índice de satisfação. Ou seja, é ir além das expectativas.

7 – Durante todo o processo

Isso se reflete em qualquer tipo de situação, seja coisas mais simples como bom atendimento no ponto de venda, como momentos mais complexos, como um almoço com um cliente ou uma apresentação bastante caprichada.

Conclusão

Ser um consultor de vendas de sucesso significa sempre buscar ter uma relação de confiança com o cliente para deixá-lo mais do que satisfeito além de ter o conhecimento amplo do mercado e do produto ou serviço. Confira no nosso site os serviços de consultoria comercial as soluções de um time de consultores exemplar.