You are currently viewing 8 dicas para construir uma equipe de vendas vencedora

8 dicas para construir uma equipe de vendas vencedora

Equipe de vendas vencedora

A equipe de vendas é uma das mais estratégicas da empresa, porque fica diretamente no “front de batalha” com os consumidores. Por isso, se esse grupo não for bem construído, todo o trabalho que existe por trás do produto ou serviço pode ser prejudicado. Hoje, você vai conferir 8 dicas para construir uma equipe de vendas vencedora e melhorar ainda mais a performance da sua empresa! O aprimoramento da equipe de vendas é uma das atividades de uma consultoria comercial.

8 dicas para construir uma equipe de vendas vencedora

1- Atenção no recrutamento

Ao recrutar profissionais para trabalhar nas vendas é preciso observar aqueles candidatos mais desenvoltos, extrovertidos, que demonstrem persistência e facilidade de se adaptar a diferentes situações com muito jogo de cintura. Vendedores não podem ser contratados apenas pelo currículo, é preciso testá-los e colocá-los em contextos que irão enfrentar quando estiverem em contato direto com um possível cliente.

2- Estabeleça um salário fixo

Ainda existem empresas que remuneram seus vendedores apenas por comissão. Essa é uma medida que não atrai bons profissionais, pois eles fazem questão de ter uma garantia e estão corretos em relação a isso. Por isso, é preciso ter um salário fixo mensal que não dependa do quanto o profissional vai conseguir vender.

3- Comissão é essencial

Além do salário fixo, oferecer uma comissão com bases nas vendas também é essencial, porque isso vai fazer com que os colaboradores se sintam motivados! Fechar uma venda ou não passa a fazer diferença para cada um individualmente.

4- Ofereça benefícios

Já é comprovado que quando um colaborador trabalha feliz e satisfeito com a empresa, ele se torna muito mais produtivo. Por isso, analise quais benefícios você pode oferecer para a sua equipe de vendas, como plano de saúde ou um plano odontológico, que podem não custar tão caro e fazer uma boa diferença nos resultados.

5- Invista em formação

Mais do que um dom natural, vender também exige posturas e conhecimentos específicos, que só são adquiridos em cursos. Invista na formação da sua equipe de vendas: possibilite a participação dos vendedores em workshops ou leve um profissional para dar um treinamento para o grupo. Esse é um dos grandes diferenciais entre uma equipe mediana e uma de grande sucesso.

6- Reconhecimento sempre

Quando a equipe de vendas trabalha bem, a empresa toda avança um patamar, não se esqueça de reconhecer os vendedores por isso.  Pode ser em forma de uma bonificação ou até de uma pequena confraternização, o que importa é que eles percebam que o seu trabalho é valorizado quando conseguem obter bons resultados. Isso também vai motivá-los a continuar.

7- Meça o desempenho

É preciso ter métricas para avaliar o desempenho da equipe de vendas (em conjunto e individualmente também). Monitore as quantidades de prospecções, conversões em vendas e fidelizações, isso vai ajudar a visualizar se é necessário fazer algum ajuste ou providenciar um treinamento mais específico.

8- Consultoria de vendas

Alie o seu time com uma consultoria comercial terceirizada e especializada, capaz de apontar novos caminhos para aumentar ainda mais a lucratividade da sua empresa.

Acesse o nosso site Imagem Consultoria e saiba mais sobre a nossa consultoria comercial e como ela pode ser um suporte para o seu desempenho.

Deixe um comentário