A saúde financeira da sua empresa.

Existem várias alternativas para avaliar a saúde financeira da sua empresa. Uma maneira é a contratação de uma consultoria financeira. Veja abaixo algumas diretrizes.

Muitos empreendedores buscam melhorar a saúde financeira de sua empresa, mas encontram diversos obstáculos. O principal deles é não conseguir entender de onde vêm as entradas e qual é o destino das saídas. Devido a este cenário é preciso encontrar ajuda através de quem entende do assunto – e, por isso, a consultoria financeira se destaca como a melhor opção.

Para quem procura indicadores positivos e uma saúde financeira consolidada, através de processos fiscais, contábeis, administrativos e econômicos, este tipo de serviço é ideal. Não apenas para a saúde da empresa, mas servindo como uma espécie de ‘bússola’ que guiará o gestor ou profissional responsável para um balanço no azul.

Análise geral da saúde financeira

A análise das finanças empresariais não é tarefa fácil. Para quem não possui um setor próprio para o assunto, é preciso contar com profissionais especializados – e, como o próprio nome cita, a consultoria financeira irá guiar sua empresa para fechar a torneira de gastos, maximizar os lucros, mas sobretudo apontar quais deficiências podem ser corrigidas na administração corporativo.

Mas, efetivamente, como a consultoria financeira age na minha empresa? Através de inúmeros processos e etapas, analisando de forma espacial e geral todos os processos realizados dentro do empreendimento. E isso vai muito além de receitas e despesas, aprofundando de onde vem e para onde vai cada centavo.

Questões legais e fiscais (como achar o melhor regime tributário para a empresa); elaboração de estratégias e ações, voltando a atenção ao que tem potencial e encontrando soluções para setores e/ou serviços em crise; criação de metas financeiras reais através do fluxo de caixa, balanço patrimonial e outros indicadores. Todas essas incumbências fazem parte da consultoria financeira.

O melhor remédio é a prevenção

Façamos uma analogia simples: se falarmos de saúde, isto nos remete aos médicos, que cuidam dela quando está frágil. A consultoria financeira é como um médico, pois irá analisar a saúde financeira da sua empresa e buscar o tratamento necessário para que ela possa se recuperar. Contudo, como o velho ditado diz, ‘o melhor remédio é a prevenção’.

Por isso, a consultoria financeira não deve estar presente apenas nos momentos de dificuldade econômica da sua empresa. Relação com fornecedores, controle de estoques, carteira de clientes, entre outros, renovam-se periodicamente e quando o gestor não sabe lidar com este dinamismo do setor privado, poderá ter sérias complicações na saúde financeira.

Consultoria: do diagnóstico a cura

Se a empresa está ‘doente’ financeiramente, então a contribuição da consultoria financeira pode ser o único recurso. Os profissionais que atuam nesta área estão prontos para dar o diagnóstico e, em seguida, oferecer o tratamento. Na maioria dos casos, os problemas são simples, como a administração interna ou falta de controle de estoque (alguns podem nem saber o que o fluxo de caixa).

Contudo, a consultoria financeira só não contribuirá para a saúde das finanças empresariais quando há relutância em mudar. Grande parte das empresas brasileiras (o número ultrapassa 60%), fecha antes de completar 5 anos. E, nesse universo, a maioria massiva é por questões financeiras – ou seja, não cuidar bem da saúde interna corporativa.

Conhecendo mais sobre a relação da consultoria com a saúde financeira da sua empresa, acesse nosso site e veja os serviços de consultoria financeira e tenha as melhores dicas, com profissionais capacitados, para mudar a realidade do seu negócio.