Veja as melhores estratégias para a criação de canais de vendas fortes e bem estruturados

Saiba como investir para efetivar seu setor comercial através de canais de vendas.

O mundo moderno mudou e a forma de se relacionar com os clientes se tornou mais dinâmica. Com a chegada das redes sociais e aplicativos de mensagens, entender o comportamento e ter uma comunicação efetiva com o seu público é essencial para quem quer se destacar. E uma ferramenta é indispensável nesse sentido: os canais de venda.

Antigamente restritos a visitas presenciais ou ligações telefônicas, hoje é possível não apenas ter um relacionamento direto, horizontal (e humano) com os clientes, mas também entender utilizar dessa relação para criar estratégias para vender o produto e/ou serviço. Neste artigo da Imagem Consultoria, trazemos como criar canais de vendas fortes e bem estruturados. Confira!

A preparação de toda a equipe

O canal de venda precisa que toda a equipe – e isso não leva em consideração apenas os vendedores – esteja preparada e unida para realizar o processo. Integrar os setores de marketing com o comercial, por exemplo, permite que ambos atuem em conjunto no canal de vendas, buscando apresentar mais que um produto, mas sim uma ideia para o potencial consumidor.

Antes mesmo de estruturar e fortalecer seu canal de vendas é necessário que os departamentos se comuniquem entre si, e estejam treinados para executar o que as estratégias indicam e qual é a responsabilidade de cada um. A sinergia, que é como podemos definir esse processo, torna-se a base de canais de venda fortes e estruturados. Mas, não é tudo.

Saiba qual aplicar na sua empresa

É importante não cometer o erro de buscar implantar todos os canais de vendas possíveis acreditando que isto trará conversões nas inúmeras estratégias aplicadas. Deve-se entender o público-alvo, através da base de clientes definida, além de mensurar dados demográficos e a disponibilidade de equipe, tecnologia e recursos a serem investidos no canal de vendas.

As forças de vendas internas ou externas, modelos já tradicionais, são sempre uma boa opção. Mas, atualmente, por que não disponibilizar seus produtos e/ou serviços de maneira digital, através de um site com layout chamativo e que atraia seu público? O e-commerce não precisa ser seu principal canal de venda; contudo, não o ter pode ser um passo atrás da concorrência.

E, quando falamos dos meios digitais, criar uma relação direta com o cliente nas redes sociais é o canal de vendas que mais cresce. Estruture e fortaleça com uma boa equipe de marketing ou um profissional especializado responsável apenas por isso. Você verá a diferença na conversão dos seus produtos e como grande parte dos seus clientes está migrando para o digital.

No mais, possuir revendedores independentes ou representantes comerciais também poderá ser uma boa tática. Mas, lembre-se: o primordial é ter equipes e profissionais alinhados as estratégias comerciais da sua empresa, criando um ótimo canal de vendas.

Planejamento é tudo

Ao capacitar a equipe (base) e entender quais canais de vendas (meio) serão utilizados, chegou a hora de colocar a ‘cereja no bolo’. Saiba quanto e qual período irá investir; qual é a expectativa de retorno em relação a determinado período; se focará em novos produtos ou no que mais atraia os clientes; quais regiões irá abranger; como os parceiros podem contribuir; entre outros.

Planejar-se é o topo do nosso funil e é de lá que entrarão as vendas dos canais que, com base e meio, já estarão estruturados para qualquer desafio. A última dica, e não menos preciosa, é contar com a oscilação em períodos – questões sazonais, como estações, movimento da economia nacional e necessidades de consumo podem mudar constantemente. Então, não desanime: canais de vendas fortes e estruturados demandam tempo para se consolidarem.

Acesse nosso site Imagem Consultoria e entenda como nossos serviços podem contribuir nossos canais de venda.