Relatórios gerenciais de qualidade
Relatórios gerenciais de qualidade são ferramentas indispensáveis na administração de um negócio. Consistem em documentos escritos e oficiais que revelam a realidade da empresa em um determinado momento e oferecem informações precisas. Esse relatório pode servir como base para a tomada de alguma decisão importante, seja ela operacional ou estratégica.
Veja neste artigo, algumas dicas para elaborar relatórios gerenciais de qualidade, que sejam eficientes no cumprimento da sua função.
Padronização
Cada empresa deve estabelecer uma metodologia própria a ser aplicada na elaboração de relatórios gerenciais. Assim, o mesmo padrão sempre vai ser seguido e isso facilita muito a comparação de relatórios com o passar do tempo.
Precisão
O relatório deve ser sempre atualizado e conter informações claras e objetivas. Nele, não há espaço para dados aproximados, margem de erro ou prolixidade.
Por que e para quem?
É imprescindível que seja determinado o destinatário desse relatório, ou seja, quem poderá acessar o documento, e também qual é o objetivo dele. Muitos gestores caem na pretensão de abordar o máximo de assuntos em um único relatório e isso compromete a sua eficácia.
Na maioria dos casos, o relatório gerencial é focado no setor de controle financeiro da empresa. No entanto, nada impede que ele seja elaborado para analisar o desligamento de funcionários, a troca que algum procedimento padrão, a mudança de sede, o crescimento em um determinado período ou qualquer outra decisão que precise ser tomada.
Como deve ser o conteúdo do relatório?
O conteúdo do relatório deve ser condizente com o objetivo (inclusive, é interessante que o objetivo esteja exposto logo no início, em poucas linhas). Tome cuidado para não colocar informações desnecessárias que saiam do foco.
Qual o melhor formato para apresentá-lo?
Quanto ao formato, ele depende mais de quem vai receber esse material. Por exemplo, se os gestores elaboraram o relatório sobre o crescimento das vendas no último trimestre, com o intuito de mostrar para os colaboradores, a melhor forma é a mais expositiva: gráficos, tabelas, para facilitar a visualização. Por outro lado, se o relatório é voltado para o CEO da empresa, por exemplo, pode ser preferível uma formato mais formal, com índice, divisão em capítulos e informações mais completas, porque ele vai se debruçar sobre o material, não será apenas uma apresentação geral.
Exemplos de relatórios gerenciais de qualidade
Falando em termos mais práticos, alguns relatórios são indispensáveis e talvez a sua empresa até já faça, mas ainda não de uma forma sistematizada: relatório de fluxo de caixa; contas a pagar; contas a receber; movimentação das vendas (crescimento ou queda); relatório de satisfação dos clientes; satisfação dos colaboradores.
Relatórios setorizados
Em empresas de maior porte, cada departamento pode ter o seu próprio relatório. Neste caso, a frequência de atualização vai ser definida pelo líder do setor, pois ele sabe em que ritmo as coisas se modificam para ter efetivamente alguma informação nova a apresentar.
Por onde começar?
Se a elaboração de relatórios gerenciais ainda não é uma prática do seu empreendimento, uma boa consultoria empresarial pode ajudar a implementar esse instrumento de forma assertiva. Visite o nosso site www.imagemconsultoria.com.br e conheça os serviços de consultoria empresarial as nossas soluções!