Plano de vendas

O trabalho de vendas tornou-se complexo em razão das pressões dos clientes e da esmagadora concorrência. Sendo assim, independentemente, do tamanho e do ramo do negócio, a criatividade, o profissionalismo e a competência devem ser um dos focos da equipe de vendas.  Desta forma, é importante criar um plano de vendas eficiente e capaz de destacar o negócio e conquistar a preferência dos consumidores.  Esta é uma atividade de uma consultoria comercial.

Ciente de que o setor de vendas tem um papel fundamental para fazer o negócio crescer e alcançar os seus objetivos, sugerimos algumas etapas de como elaborar um plano de vendas. Confira e aumente as suas oportunidades de vendas.

1ª Etapa: Planeje a sua equipe de vendas

Os vendedores são como um elo entre a empresa e os seus clientes, portanto, você precisa pensar cuidadosamente alguns elementos ao planejar a sua equipe de vendas, nem que para isso precise contratar uma consultoria em vendas.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), para planejar de forma eficiente a equipe de vendas, deve-se definir os seguintes elementos:

a) Objetivos da equipe de vendas

De forma simples, este elemento requisita que sejam definidos os objetivos da equipe de vendas. Por exemplo, o que a empresa espera de seus vendedores? Qual o papel que eles precisam exercer para fazer com que as expectativas da empresa sejam atingidas?

Mais do que vender, vender e vender, cabe aos vendedores uma série de responsabilidades, que vão desde o atendimento de qualidade, com informações seguras e relevantes, até a conclusão da venda. Considerando o ramo de seu negócio, defina os objetivos de venda e busque apresentá-los nas reuniões com os vendedores.

b) Estratégias da equipe de vendas

Após definir os objetivos, é hora de traçar a estratégia do grupo de vendas. É a estratégia que garante que os objetivos traçados possam ser conquistados.

Por exemplo, para realizar uma venda, o que o vendedor precisará fazer? Abordar o cliente por telefone, e-mail ou pessoalmente? Que tipo de linguagem e técnica de venda ele precisará adotar para se relacionar melhor com o perfil do cliente? Tudo isso tem que ser levado em consideração para que se obtenha uma estratégia eficaz e capaz de trazer resultados.

2ª Etapa: Estabeleça metas de venda

De modo geral, definir metas de vendas é importante porque possibilita não só aferir o desenvolvimento da empresa, mas também permite que se consiga avaliar o desempenho dos vendedores. Por exemplo, se a sua equipe de vendas é composta por 10 vendedores, defina uma meta de vendas para cada um e estabeleça o tempo para que essa meta seja atingida.

Ao desenvolver a meta de vendas, considere estabelecer uma quota realista, objetiva, flexível, justa para cada vendedor e fácil de ser compreendida por cada um.

3ª Etapa: Gerencie o plano de vendas

Após elaborar o plano de vendas, agora é hora de gerenciá-lo.  lançando mão de recursos de gestão, como planilhas de controle, observação empírica, análise de dados e de números, verificação de desempenho da equipe, etc.

A pessoa responsável pelo setor de vendas deve ter competência para planejar, organizar, executar e controlar tudo que diga respeito a tal setor. Sendo assim, o plano de vendas irá direcionar a equipe de vendas, visando o alcance dos objetivos que foram traçados.

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