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Como estruturar um processo de vendas na minha empresa?

Estruturando um processo de vendas

Ter um processo de vendas estruturado é fundamental para garantir o sucesso da sua empresa. Isso porque, ter um sistema formal é uma maneira de conseguir mensurá-lo, de modo a corrigir problemas, e torná-lo adaptável, fazendo com que ele cresça de acordo com a empresa. Por isso vamos ver como estruturar o processo de vendas.

O marketing

O marketing e o processo de vendas andam de mãos dadas, afinal, é através dele que seus clientes ou potenciais clientes têm o primeiro contato com a sua marca. Por isso, ele é a base de um sistema de vendas coerente.
Isso significa que é preciso investir e se comunicar com esse setor que é encarregado de encontrar novas oportunidades.

O público

Assim como no marketing, nas vendas é muito importante ter definido quem é o seu público ideal. Isso ajuda de diversas formas. Em primeiro lugar, entender a personalidade do seu público significa poder fazer com que a comunicação com ele, durante todo o processo seja a ideal.

O modelo de jornada

Além disso, a jornada de compra pode ser o modelo a ser usado como base na sua própria. Ela cumpre a função de entregar o que o seu cliente espera e ser um sistema com o qual ele tem uma boa relação.

O funil de vendas

O funil de vendas é outro conceito muito importante que ajuda em diversos aspectos. Ele fala sobre todas as etapas de um negócio desde o início, até o seu fechamento. Ele pode dizer quantos negócios estão em andamento e quais estão mais próximos de serem fechados.
Além disso, ele pode avaliar momentos em que o processo não é o ideal, reconhecendo etapas do funil em que os negócios “empacam”, possibilitando que sejam tomadas medidas para resolver esse problema.

As vendas qualificadas

A principal vantagem de ter um processo de vendas bem estabelecido é garantir ao máximo que as vendas sejam qualificadas.
Uma forma de ter um processo ruim é focando os esforços em clientes que dificilmente geram vendas. Por isso, o processo de vendas visa combinar as características anteriores para encontrar os clientes com maior potencial e assim aumentar ainda mais a chance de fechar os negócios.

O seguimento

Porém, esse não é o fim. A continuidade pós-venda é muito importante para manter um negócio funcionando. Com um processo definido, você pode elaborar um plano para acompanhar um cliente em um processo pós venda muito melhor, da forma que for mais conveniente para ele, ou seja, a maneira que mais teve sucesso durante o início do processo.

Medindo os resultados

Outra grande vantagem de ter o processo definido é a possibilidade da criação de diversas metas que irão ajudar o time de vendas a se policiar e determinar como anda o processo. Esse número é muito relevante e pode ser usado em combinação com o planejamento para melhorar ainda mais o rendimento do time.

Conclusão

Um processo de vendas estruturado é fundamental para ajudar a sua empresa a vender e crescer ainda mais. Confira no nosso site os serviços de consultoria comercial a solução ideal para melhorar ainda mais sua equipe de vendas.

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