You are currently viewing Você sabe como funciona uma consultoria financeira empresarial?

Você sabe como funciona uma consultoria financeira empresarial?

Você sabe como funciona uma consultoria financeira empresarial?

Fazer a gestão das finanças e do dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil. Este processo requer conhecimentos técnicos, equilíbrio emocional e psicológico, dado que, o dinheiro é um ativo altamente fluido e volátil. Como diz o ditado: “O dinheiro é carente: se você não cuidar dele, provavelmente você vai perdê-lo para quem cuida”. Por este motivo muitas empresas buscam ajuda para melhorar a gestão dos seus ativos financeiros. Mas, você sabe como funciona uma consultoria financeira empresarial? Veja em detalhes.

Consultoria financeira empresarial

A consultoria financeira empresarial tem por objetivo analisar de forma imparcial, orientar e traçar medidas que devem ser tomadas. No entanto, no ambiente corporativo a consultoria financeira atua de forma integradora dos três níveis organizacionais, que são o estratégico, tático e operacional.
Ao realizar uma análise do tipo top-down e bottom-up a consultoria financeira terá um panorama financeiro geral da organização, suas possíveis falhas, seus gastos, seus pontos fortes e fracos e, a partir dos resultados dessas análises, traçar metas e objetivos organizacionais de investimentos e expansão dos negócios.
A consultoria financeira empresarial é de suma importância para os gestores na hora de tomar decisões de forma adequada e consistente. Deste modo, a consultoria financeira é dividida em três etapas:

1- Diagnóstico e planejamento – o consultor analisa e avalia os problemas existentes na organização, os pontos que devem ser melhorados e modificados. A partir desta análise é realizado o planejamento para correção das falhas identificadas e traçam-se meios de como chegar ao objetivo pretendido.

2 – Execução – é o processo de colocar em prática o que foi planejado, seguindo os passos estabelecidos na busca do alcance dos objetivos pretendidos.

3– Acompanhamento – de nada servirá executar se não houver acompanhamento. A terceira fase é muito importante, pois no caso de desvios de resultados do esperado é possível traçar meios corretivos, para que desta forma os objetivos da consultoria sejam atingidos.

Abordagem

A abordagem de trabalho da consultoria poderá variar de acordo com as necessidades do cliente e do projeto. Pode ir desde atitudes consultivas até a intervenção de forma ativa. A consultoria financeira empresarial tem por objetivo orientar o cliente no alcance dos objetivos pretendidos e, com isso, o trabalho é colaborativo e orientado.
Para uma empresa que está passando por grandes dificuldades financeiras, o consultor irá atuar de forma mais interventora, agindo de forma proativa na busca de restabelecer a regularidade da saúde financeira organizacional. Já na consultoria financeira para promover melhorias e alavancagens do negócio, a consultora irá atuar de forma planejadora e consultiva, orientando seus gestores e os munindo de informações e conhecimentos que tornarão os planos se tornarem realidade.

Áreas analisadas na consultoria financeira

A consultoria financeira empresarial tem por objetivo promover a saúde financeira organizacional, bem como permitir o seu crescimento. Com isso, a consultoria irá analisar os fluxos de caixa, investimentos, gastos, gestão de capital de giro, as formas que a empresa capta crédito e os juros envolvidos nesse processo, o planejamento estruturado e a projeção futura financeira. Deste modo, a consultoria irá demonstrar todo um cenário empresarial, tanto no passado, no presente, quanto no futuro.

Tempo de duração

O tempo de duração de uma consultoria financeira varia de acordo com as necessidades de cada cliente, do tipo e porte do projeto, bem como a metodologia que será empregada. O fator determinante é que o processo de consultoria não seja atropelado, ou seja, que a execução de cada fase seja corrida, no objetivo de consumir menos tempo. A consultoria é analítica e de execução, com isso, todo o processo deve ser respeitado e o tempo utilizado adequado para cada etapa.

Preço

Assim como o tempo de duração, o preço de uma consultoria varia de acordo com, entre outras coisas, o porte do projeto. Porém, o mais importante é entender que o serviço de consultoria é prestado por especialistas e, com isso, o custo-benefício é equilibrado, dado que, o objetivo da consultoria é trazer melhorias ao negócio. Todo gasto realizado com a consultoria financeira será revertido em melhorias e estruturação do negócio.

Precisando de consultoria para sua empresa? A Imagem Consultoria tem a solução ideal para o seu negócio. Acesse o nosso site e conheça todos os nossos serviços que estão à sua disposição: Essa consultoria envolve o estudo do público-alvo, o plano de mídia e a verba utilizada, o formato dos anúncios, os objetivos de tráfego, visualizações e outras variáveis, além da entrega de relatórios.

Os serviços de consultoria de marketing são muito importantes, pois irão contribuir para que a empresa desenvolva sua capacidade de chegar ao cliente e estabelecer uma relação saudável com ele.

Deixe um comentário