Como gerenciar a aquisição de uma rede de empresas de parceiros para distribuir os seus produtos ou serviços?

À medida que o mercado vai se tornando um ambiente mais hostil, a parceria pode ser a solução para diversos nichos. No momento em que diferentes empresas firmam acordos de colaboração, os negócios tendem a crescer, e a marca passa a ser mais reconhecida ao ter maior alcance e entrar em ambientes antes impossíveis de se inserir. Confira dicas de como adquirir e gerenciar uma rede de contatos para distribuir seus produtos e ofertar serviços a novos mercados.

Objetivos

As novas metas da empresa são definidas no momento em que as anteriores são atingidas. Ao se pensar na rede de parcerias, deve-se traçar um novo objetivo que possa ser realizado através da colaboração, por exemplo, um produto inovador para diversas áreas, e não só naquela que o seu negócio já está consolidado.

Rede de contatos

O primeiro passo para estabelecer uma parceria efetiva, é entrar em contato com os responsáveis pelas empresas desejadas. Frequentes conferências, palestras e reuniões referentes à sua área, ou fora dela. Você com certeza encontrará empreendedores procurando estabelecer uma rede sólida de contatos.

Qualidade da rede

Englobar inúmeras companhias em uma única rede está longe de ser benéfico para qualquer um dos envolvidos. O poder de comunicação e convencimento se dilui com tantas informações. É necessário definir quais contatos são essenciais para o sucesso do empreendimento, e focar neles. A colaboração é uma via de mão dupla, ou todas serão beneficiadas, ou a rede é desfeita.

Fiscalize os processos

É necessário saber se a empresa parceira está mantendo os acordos de colaboração de serviços e produtos, para garantir que o seu negócio não estará investindo parte da renda em algo que não trará retorno.

Parcerias reais

Muitos desses contatos são perdidos com o tempo, e a parceria nem mesmo sai do papel. Procure o setor comercial e de vendas deste negócio que será feito em conjunto. Ao oferecer benefícios B2B, ou Business to Business, é possível criar uma maneira de fazer com que ambos cresçam juntos. Por exemplo, através de promoções em que uma delas oferece cupons de desconto para serem retirados na outra. Há uma divulgação intrínseca a esse método, onde toda a rede é favorecida.

Defina regras

Ambas devem seguir a mesma linha de raciocínio na hora de se relacionar com o cliente, assim se dará a ideia de união e complementação entre os serviços. As regras definidas são justamente os passos que todos os colaboradores devem seguir para que os objetivos sejam alcançados.

Tratados de colaboração

Quando a empresa cresce muito em pouco tempo, pode passar por problemas como a falta de funcionários para suprir as necessidades dos consumidores, e a parceria entre empresas pode suprir esse déficit, através da realocação de recursos e equipes.

Troca de ajuda

A rede de parcerias só vale a pena quando todos os serviços envolvidos estão crescendo, de preferência no mesmo ritmo. A Imagem Consultoria é uma empresa de consultoria de empresas e negócios. Podemos te ajudar a definir as melhores estratégias para alavancar a rede de parceiros através de uma consultoria comercial. Acesse o nosso site e entre em contato.