Controles financeiros

Os controles financeiros representam um dos pontos mais delicados de uma empresa. Desta forma, o gestor da empresa deve conhecer em profundidade estes controles e o que representam. Para que um empreendimento possa se manter no mercado e, mais do que isso, crescer, as decisões estratégicas precisam ser baseadas nestes controles. Esta é uma atividade que pode ser aprimorada por uma consultoria financeira.

Controles financeiros e relatórios gerenciais

Relatórios gerenciais são documentos que disponibilizam informações objetivas e imediatas para que os gestores tomem decisões, por isso estão intimamente relacionadas aos controles financeiros. As finanças da empresa são atingidas por questões macro e micro, por exemplo: se é preciso reduzir o preço do produto para melhorar as vendas haverá um impacto. Do mesmo modo, se a empresa importa matéria-prima, é necessário ficar de olho na valoração do dólar para tentar aproveitar os momentos de baixa.

Veja a seguir quais são os relatórios gerenciais de controle financeiro mais importantes para as decisões empresariais

Fluxo de caixa

Esse é o relatório gerencial que registra todas as entradas e saídas de capital e permite que os gestores visualizem onde boa parte do dinheiro está sendo gasto. Quando esse relatório é atualizado constantemente, a partir de um recorte de três meses, é possível prever muitos desses gastos, o que já vai auxiliar na tomada de decisão.

Despesas e receitas

O que diferencia esse relatório do anterior é a forma de organização. Nesse caso, as entradas e saídas são agrupadas de acordo com um período de tempo, que pode ser uma semana, quinze dias, um mês. Esse tempo vai depender do perfil e das necessidades de cada empresa.

Taxa de inadimplência

A saúde financeira de muitas empresas fica comprometida por conta da inadimplência dos clientes, especialmente quando não se tem controle sobre isso. É essencial, portanto, manter um relatório atualizado sobre os status de pagamento de cada cliente, utilizando isso tanto para a cobrança propriamente dita quando em negociações futuras. É válido até pensar em uma forma de recompensar clientes que pagam corretamente, para incentivar esse comportamento.

Controle financeiros por departamentos

Uma forma de organizar o controle financeiro é dividindo as despesas por departamento em um relatório específico. Assim, é possível analisar o quanto cada setor está demandando em termos de despesa e estudar a possibilidade de reduzir isso quando for necessário.

Nesse modelo de relatório, o gestor também consegue comparar a relação entre despesas e receita de cada área.

Relatório tributário

Apesar de ter uma perspectiva até mais estratégica do que financeira, o relatório tributário fornece informações a respeito do pagamento dos impostos. Isso garante que a empresa arque com todos os encargos tributários e também avalie se é possível diminuir isso, sem sair do que está previsto em lei. Às vezes, é possível encaixar a empresa em alguma outra categoria que tenha um valor tributário menor.

Importância da assessoria financeira

O ideal é contar com uma assessoria financeira mesmo quando o orçamento não está comprometido, justamente para evitar que isso venha a acontecer. Esse tipo de consultoria é um bom investimento que traz resultados em curto, médio e longo prazo.

Venha conhecer  os serviços da Imagem Consultoria e ver qual deles melhor atende a sua empresa!