You are currently viewing Qual a diferença entre consultor comercial e de vendas?

Qual a diferença entre consultor comercial e de vendas?

A diferença entre consultor comercial e consultor de vendas

A consultoria comercial é uma ferramenta que auxilia diversos tipos de negócios. Dois dos exemplos mais comuns são as de vendas e comercial. Vamos entender então as diferenças entre esses conceitos parecidos. Consultor comercial e de vendas.

O serviço de consultoria

A consultoria em geral visa cumprir o objetivo de sugerir soluções para diversos problemas, além de usar o seu conhecimento para desenvolver novas ideias e novos sistemas para  ajudar a empresa a inovar.

O consultor visa também poupar o máximo de tempo do gestor, focando na sua especialidade, enquanto o gerente pode trabalhar em outros aspectos da empresa.

O Consultor de vendas

O consultor de vendas tem, como objetivo maior, garantir que o time de vendas tenha uma certa autonomia para fazer o seu trabalho de maneira qualificada e melhorando os resultados com a mínima intervenção gerencial. Isso é fundamental, pois a consultoria é um serviço de natureza temporária, e o consultor só faz um trabalho bem feito, se ao terminar esse tempo a equipe de vendas está qualificada.

Por isso ele toma algumas providências.

A Análise

A primeira é fazer uma análise bem detalhada de todo o negócio do cliente. Ele precisa analisar o produto ou serviço, o mercado, encontrar erros para corrigir e descobrir oportunidades para explorar. Esse trabalho é fundamental, e é o primeiro passo para qualquer consultoria de vendas.

É possível que o trabalho acabe aqui, pois alguns gestores, munidos dessas informações, se sentem confortáveis para dar prosseguimento ao trabalho sozinhos. Depende de cada um.

A aplicação das soluções

Por outro lado, o consultor pode seguir o trabalho, focando os esforços nas atividades que ele considera mais importantes ou nas que são mais urgentes, de modo a sempre obter os melhores resultados. O consultor entende a particularidade de cada empresa e de cada time, o que significa que não existe uma solução única, reforçando a importância do passo anterior.

Mas qual é a diferença para o consultor comercial?

O consultor comercial

O consultor comercial tem o mesmo objetivo final do consultor de vendas. Ajudar a sua empresa a crescer e a vender mais. Porém, enquanto a parte de vendas está focada mais no final do processo, o consultor comercial trabalha em um aspecto mais amplo e com outros objetivos que não estão necessariamente focadas nas vendas.

Um foco mais amplo

Por exemplo, esse tipo de serviço pode ajudar na prospecção de novos clientes, ou como melhorar as técnicas de comunicação internas e externas da empresa e até mesmo sugerindo mudanças na precificação dos produtos. É um serviço mais completo.

O processo de consultoria comercial

O primeiro passo desse tipo de serviço é o mesmo do anterior, fazer uma análise do estado da empresa sobre o aspecto comercial. Porém, antes de partir para a solução o consultor comercial pode estabelecer um plano estratégico que irá contemplar diversos aspectos gerenciais que podem ser desde os maiores como a visão e a missão da empresa, até os mais finais, como os processos de vendas em cada canal específico.

Conclusão

Ficou claro então a diferença entre a consultoria de vendas e a consultoria comercial. Para saber mais sobre a soluções para o seu negócio acesse Imagem Consultoria.

Deixe um comentário