Estratégias do Marketing Digital

O número de brasileiros conectados à internet só aumenta. De acordo com o último levantamento do IBGE, o país conta com 116 milhões de pessoas online, representando 64,7% de toda a população.
Cada vez mais os internautas fazem uso da web para fazer pesquisas, se comunicar e fazer compras. E é justamente por isso que tornou-se imprescindível para as empresas a adoção de estratégias de marketing digital.


A presença virtual bem sucedida de uma companhia deve ser estratégica, e para isso, requer um bom planejamento. O mais interessante é que, na maioria das vezes, não é preciso fazer altos investimentos, contudo, é necessário ter muita paciência e curiosidade, para compreender o que funciona (ou não) para cada tipo de empreendimento.
Pensando nisso, nós listamos 10 estratégias do marketing digital que poderão ajudar na construção da presença digital da sua marca. Confira!

1. Marketing de Conteúdo

Uma das estratégias do marketing digital mais propagada nos últimos anos, o Marketing de Conteúdo tem gerado resultados rápidos e eficazes, onde o principal objetivo é educar o público-alvo de um empreendimento. O conteúdo em questão pode oferecer informações sobre serviços, produtos ou segmento de atuação; atraindo um público mais qualificado para a organização, aumentando as chances de conversão.

2. Inbound Marketing

A base do Inbound Marketing nada mais é do que a criação e compartilhamento de conteúdos de qualidade direcionados a um público específico. É a relevância destes conteúdos que atraem os potenciais consumidores. Isso significa que o conteúdo viabilizado por uma empresa é a primeira coisa que um internauta encontra quando está em busca de produtos ou serviços.

3. SEO

O “Search Engine Optimization” (ou “SEO”) é uma estratégia de otimização do site, visando torná-lo mais fácil de ser encontrado nas ferramentas de busca, como o Google. Isso porque ter um site visualmente bonito e atraente não basta para tê-lo na primeira página dos buscadores. Para alcançar a primeira página, é necessário fazer uso de palavras-chave que despertem o interesse dos clientes em potencial.

4. Redes sociais

Através de uma página no Facebook, por exemplo, uma empresa possui maiores chances de conhecer o perfil dos seus clientes, horário em que eles ficam online e quais são os seus interesses. Quanto maior o conhecimento sobre eles, mais fácil será a venda.
Para se ter uma ideia, o internauta brasileiro fica, em média, 60% mais tempo online nas redes sociais do que os demais usuários do planeta.

5. Links patrocinados

É uma ferramenta que funciona bem tanto em buscadores como o Google quanto nas redes sociais. Enquanto, no buscador, os links aparecerão no topo da página, nas redes sociais ele atua como um anúncio, podendo divulgar não só a empresa, como um produto ou serviço específico.

6. E-mail Marketing

Uma das mais perfeitas estratégias do marketing digital, o E-mail Marketing tem como finalidade a criação do relacionamento entre empresa e cliente, além de engajá-los. Uma campanha de e-mail marketing deve possuir listas de e-mails divididas, onde os consumidores da companhia são classificados de acordo com suas características e interesses; além de conteúdos personalizados.

7. Native advertising

Também conhecida como “publicidade nativa”, a ferramenta é uma alternativa aos banners e links patrocinados, que são ignorados pela maioria dos usuários. Trata-se da publicação de artigos e posts no meio do conteúdo de um site ou mídia social, como um conteúdo patrocinado. É uma maneira de oferecer conteúdo ao internauta, sem ser inoportuno.

8. Guest post

Artigos produzidos por autores convidados (geralmente especialistas na área) possibilitam que o site/página ganhe maior credibilidade frente aos clientes e potenciais clientes.

9. Mídia Display

Ferramenta indispensável nas campanhas de marketing digital, a mídia display aparece em páginas que possuam conteúdos relacionados à marca ofertada. Esta espécie de link patrocinado não se limita pela intenção de pesquisa e compra.

10. Remarketing

A última ferramenta das estratégias do marketing digital é o Remarketing, que marca e identifica os visitantes que acessaram determinado site e passa a mostrar anúncios com maior frequência na rede display do Google.

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