É cada vez mais comum atualmente o uso de recursos tecnológicos para otimizar os processos de gestão comercial e auxiliar, de uma maneira geral, no alcance de resultados. Além de otimizar processos e atividades, facilitam a vida de funcionários e podem colaborar para tornar, quando bem geridos e utilizados de maneira estratégica, uma empresa mais competitiva no mercado.

Se você pensa em adotar em sua gestão comercial ferramentas de otimização, então conheça estas 5 dicas e escolha a mais adequada para auxiliar a sua administração!

1. Enterprise Resource Planning ou, simplesmente, ERP

ERP é um sistema que integra de uma maneira geral as atividades que fazem parte do cotidiano de uma empresa, abrangendo tanto o setor comercial e de atendimento ao cliente como administrativo e financeiro, por exemplo.

A partir do uso do ERP é possível obter maior eficiência na gestão empresarial, especificamente no que concerne ao controle de estoque, controle de produtos para venda, controle de emissão de boletos para pagamentos e notas fiscais.

2. Customer Relationship Management (CRM)

Um sistema CRM pode otimizar e simplificar os processos de interação, tanto entre funcionários quanto entre empresa e clientes. A partir do uso de um sistema CRM, uma empresa pode melhorar, por exemplo:

a) A gestão de e-mails;
b) O acompanhamento de pedidos e propostas por parte dos clientes;
c) A troca de comunicação entre empresa e clientes de forma rápida e eficiente;
d) A gestão de contatos ou mailing list;
e) A troca comunicacional entre funcionários e departamentos de forma rápida e eficiente, o que colabora para acelerar a tomada de decisão.

3. Business Intelligence (BI)

O Business Intelligence se tornou atualmente uma ferramenta essencial para aquelas empresas que desejam aumentar a sua capacidade competitiva, uma vez que este tipo de sistema permite a uma empresa coletar, organizar, analisar e compartilhar dados que podem ajudar na gestão de seu negócio.

Ao implementar na rotina empresarial uma ferramenta de Business Intelligence, uma empresa pode, por exemplo, tomar decisões estratégicas baseando-se em dados consistentes e condizentes com a sua realidade, o que reduz, portanto, decisões que possam colocá-la em risco.

4. Cloud Computing

O Cloud Computing é uma solução empresarial eficiente e produtiva, não só pelo fato de que uma empresa pode armazenar seus dados de forma virtual, mas também porque se trata de uma ferramenta que pode ajudar na tomada de decisão, visto que permite que qualquer funcionário possa acessar tais dados de forma remota, bastando para isso ter acesso à internet.

Em outras palavras, dispensa que o funcionário precise chegar ao local de trabalho para tomar uma decisão com base em dados. Assim, o Cloud Computing tem como maior vantagem a otimização do processo de decisão.

5. Gêmeos Digitais

Os Gêmeos Digitais é uma tecnologia recente, acreditada pela Gartner em 2017 como uma grande tendência para este e para os próximos anos. Os Gêmeos Digitais consistem numa tecnologia que permitem que uma empresa possa digitalizar seus processos e atividades, visando aumentar a sua eficiência.

Ao digitalizar, a empresa pode visualizar layouts, processos e atividades a partir de uma ótica ampliada, podendo, com base nisso, implementar mudanças que resultem em maior produtividade.

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