Gestão comercial e gestão de vendas
Diversos fatores influenciam no sucesso obtido por uma empresa e na sua capacidade de crescimento. O reconhecimento e a alocação de talentos são essenciais, bem como saber direcionar corretamente a atuação de cada setor, de forma a extrair o melhor desempenho possível. A atividade de buscar o melhor desempenho possível nesta área é uma das atribuições de uma consultoria comercial.
O que acontece é que em algumas empresas, independentemente do seu tamanho, certas funções se confundem e um setor acaba entrando no outro. É importante delimitar as obrigações dos setores para que não haja conflitos nem lacunas de atuação. Dois setores que são muito confundidos são as áreas comercial e de vendas, por isso vale a pena entender os papéis desses dois setores.
Qual é a diferença entre gestão comercial e gestão de vendas?
De forma simples e direta, podemos dizer que a grande diferença entre a gestão de vendas e a gestão comercial é como cada uma delas atua. Enquanto o comercial é responsável pelo planejamento, cabe às vendas fazer a execução.
Cabe a gestão comercial o aspecto estratégico, a definição das ações mais indicadas para cada momento, de acordo com uma visão mais ampla da empresa e do mercado. Enquanto isso, cabe à gestão de vendas a função tática de colocar em prática as ações determinadas pelo comercial e assim atingir as metas de vendas estipuladas.
O papel do gestor comercial
O gestor comercial desempenha muitas funções, desde a definição de pontos de vendas e de estratégias de venda até colaborar com a equipe de marketing para a elaboração de campanhas mais assertivas e eficazes. Ele ainda trabalha em conjunto com o setor financeiro para poder reduzir gastos e aumentar lucros. Também cabe ao comercial acompanhar e cuidar do estoque. Ele precisa ser extremamente informado e conhecer a fundo o mercado e o público-alvo da empresa.
O papel do gestor de vendas
O gestor de vendas tem como missão cuidar da excelência do processo comercial através da realização de vendas, do registro preciso das informações e até da entrega correta dos produtos. Ele coordena e orienta equipes de vendedores e estimula as melhores práticas e procedimentos. Desta forma, fazer com que os resultados e o desempenho esperados sejam atingidos.
A importância da integração entre gestão comercial e vendas
A integração entre as equipes dos dois setores é essencial, pois é o feedback dado pelo setor de vendas que ajuda a alinhar, modificar e direcionar as estratégias propostas pela gestão comercial.
Quando vendas e comercial trabalham juntos e trocam informações, os dois setores passam a falar a mesma língua. Ou seja, passam a trabalhar em sincronia, buscando os mesmos objetivos através das mesmas ações.
O uso de sistemas de gestão pode facilitar esse processo, fornecendo cadastros de clientes, controle financeiro e relatórios detalhados que sirvam para ambos os setores. Para estimular a união e a colaboração entre as equipes, é importante realizar reuniões periódicas entre os dois setores para afinar os times.
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