Etapas de uma consultoria empresarial

O conhecimento das etapas de uma consultoria empresarial irão esclarecer e direcionar os gestores ou proprietários de empresas se consideram conveniente a contratação de uma empresa de consultoria.

Toda empresa que procura crescimento sustentável e com rentabilidade tem como alternativa buscar os serviços de uma consultoria empresarial. Através deste auxílio na gestão, na administração de recursos e na tomada de decisões, os empreendimentos podem ir muito mais longe, contratar mais, vender mais e se tornar verdadeiras referências para um mercado cada vez mais acirrado e difícil de se consolidar.

Se você ainda tem dúvidas de como se contrata ou de como funciona o processo de uma consultoria empresarial, preparamos este texto, com as etapas de uma consultoria empresarial, para te instruir sobre o passo a passo destes processos.

Antes de mais nada, é importante ressaltar: quando se contrata uma consultoria, ela não assumirá a gestão de sua empresa, mas sim, auxiliará seus gestores e administradores a tomar decisões corretas e implementará procedimentos eficientes. Da mesma forma, todos os passos da consultoria são dados em conjunto entre consultores e gestores da empresa. Nada é imposto e tudo acontece com a permissão dos responsáveis pelo negócio.

1 – Contato com a consultoria e contratação

A primeira das etapas de uma consultoria empresarial, o cliente procura a consultoria para solicitar seus serviços. O contato pode acontecer via telefone, e-mail ou até mesmo diretamente, com uma visita à empresa. Acertados os detalhes relacionados às condições da prestação dos serviços e dos valores, o contrato é assinado entre as partes para que a consultoria possa começar a agir.

2 – Análise e diagnóstico empresarial

Agora que a consultoria já está empregada, ela precisa saber as reais condições do empreendimento. Todos os dados, estatísticas, características, forças, fraquezas, oportunidades, ameaças e tudo o que diz respeito ao negócio. Para isso, é realizada uma análise e diagnóstico: é a consultoria “examinando” a empresa para que se possa dar um “laudo”.

3 – Apresentação de propostas e discussão dos temas

Após a análise e diagnóstico realizada em toda a empresa, é provável que a consultoria tenha encontrado uma série de lacunas e processos que possam ser otimizados para deixar a empresa mais econômica, rentável, lucrativa e produtiva. O que os empreendedores acham de todo o diagnóstico realizado pela consultoria?

Nesse momento, a consultoria discute com os gestores sobre os passos a se tomar a seguir, e verifica a aprovação dos responsáveis sobre cada ponto. Não é raro que gestores entrem em discordância com a consultoria. Mas os consultores são especializados e experientes, prontos para enfrentar crises. São dignos de confiança e credibilidade.

4 – Implementação das medidas

Uma vez que as ações tenham sido discutidas e planejadas com a chefia e os gestores, é hora de começar a implementação. Além da definição das diretrizes, a consultoria pode atuar diretamente junto aos colaboradores do empreendimento para a implementação dessas mudanças necessárias para o negócio. No prazo estipulado, é provável que as diferenças já possam ser sentidas em todo o setor alvo de modificações.

5 – Apresentação de resultados

Mudanças implementadas, quais os resultados obtidos? Administração e gestão não são ciências exatas, por isso, variações podem acontecer nos resultados. É a hora de se debruçar sobre estes resultados para encontrar os erros e acertos. Uma vez que isso tenha sido definido, modificam-se as estratégias equivocadas para mais assertividade.

6 – Se for da vontade da empresa, começar tudo de novo

O mercado está em constante mudança. Por isso, a consultoria também se adapta junto à gestão. Refazer processos de consultoria é altamente indicado.

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