Planejamento na administração de empresas
A palavra planejamento, por si só, consiste em elaborar um plano para atingir determinado objetivo. É um conceito simples, mas essencial na administração de empresas. Planejar é uma habilidade básica que qualquer gestor precisa desenvolver, caso contrário, seu negócio estará fadado a entrar para as estatísticas dos que fecham as portas logo no primeiro ano. Vamos detalhar o planejamento na administração de empresas.
Planejamento estratégico
É o plano montado para que a empresa consiga atingir os seus objetivos de longo prazo e, por isso, ele acaba envolvendo todos os setores do empreendimento. No geral, é elaborado pelos membros de mais alto escalão, porque necessita de uma visão global para ser montado da forma correta. Esse tipo de planejamento também exige uma análise do cenário que está do lado de fora, mas que interfere na performance da empresa.
Planejamento tático
Esse é outro tipo de planejamento cujo maior foco é atingir objetivos táticos que foram descritos no planejamento estratégico. Para simplificar, ele prevê ações concretas que se desdobram das estratégias empresariais e busca resultados de médio prazo. É um nível intermediário entre o planejamento estratégico e o próximo que abordaremos a seguir.
Planejamento operacional
Focado no curto prazo, esse é o planejamento que envolve níveis mais inferiores da hierarquia organizacional e busca realizar as tarefas rotineiras da empresa de modo mais eficiente e assertivo. Na prática, os alvos desse planejamento são mais específicos, mensuráveis e palpáveis.
Planejamento financeiro
Diz respeito à administração das finanças da empresa, controla as entradas e saídas, o orçamento a ser destinado para cada setor e também está relacionado à atribuição de preços aos produtos e serviços. Muitas vezes, os gestores contam com uma assessoria financeira para ajudar com essa ferramenta, tão importante na tomada de decisões. O planejamento financeiro é crucial para identificar as melhores formas de investir o dinheiro da empresa.
Planejamento tributário
Qualquer empresa precisa arcar com suas responsabilidades tributárias sem infringir a lei e é para isso que serve o planejamento tributário. Além disso, por meio dele, também é possível viabilizar alternativas para reduzir os impostos de forma legal.
Planejamento de marketing
O marketing atua em quatro frentes: produto em si, atribuição de preço, distribuição e promoção (no sentido de promover o produto). De forma geral, ele também ajuda a construir uma relação entre a marca e seus consumidores. O planejamento de marketing pode ser elaborado para a marca, sendo mais abrangente; para um produto ou para uma linha, nesses dois últimos casos, prevendo ações mais específicas de divulgação.
Vantagens do planejamento
Qualquer um desses tipos de planejamento é, essencialmente, uma ferramenta de autoconhecimento para a empresa. Seja no campo tributário, financeiro ou estratégico, ao elaborar esse documento, os gestores olham sistematicamente e atentamente para dentro da organização e esse é o primeiro passo para aprimorá-la.
Como fazer?
Os planejamentos são muito importantes, por isso, é preciso elaborá-los com cuidado e de forma profissional. É por isso que a consultoria empresarial e de negócios é muito recomendada, especialmente para empresas que estão começando suas atividades ou que estão em processo de modificações internamente. Conheça os serviços de Consultoria Empresarial e solicite um orçamento.