Organização de uma área de distribuição através de revendas

As revendas são um ponto muito importante para qualquer distribuidor. Afinal, são eles que compram os produtos e garantem que os mesmos cheguem ao máximo possível de clientes. É uma parceria que beneficia a todos e por isso deve ser feita com bastante cuidado. Por isso, vamos ver como organizar uma área de distribuição ótima através das revendas.

A localização

A logística é um dos setores de entrega de produtos que mais gera custos. Por outro lado, ele também é um dos que mais gera oportunidades de diminuir os gastos, se feitos de maneira correta. Em relação às revendas, isso fica ainda mais fácil, pois os parceiros já estão claramente estabelecidos.

Em primeiro lugar, a localização é muito importante. Evidentemente, sua área de distribuição parte da sua localização, alcançando qualquer limite que seja viável economicamente. Por isso, ela precisa estar o mais próximo possível dos revendedores ou da área que tem a maior concentração de parceiros. Estabelecimentos mais isolados, talvez precisem ser sacrificados se a quantidade de produtos não for grande o suficiente.

Pode acontecer também do centro da área de distribuição partir de um revendedor específico. Pode ser o caso de uma grande loja, ou qualquer outro parceiro que tenha uma grande movimentação de produtos. Neste caso, ele deve ser sempre a sua maior prioridade, e a distribuição deve partir dele já que este sempre será um destino garantido.

Além da localização, os revendedores podem ditar o tamanho do espaço necessário para ser a base da sua área de distribuição. Um depósito ou um armazém são necessários para estocar os produtos. Quanto maior for a rede de revendas na região, maior precisa ser o tamanho do depósito. É importante, também, sempre ter um estoque de reserva correspondente à sua rede de revendas.

O transporte

Uma vez definida a área de distribuição ideal baseada na sua localização ou na localização dos clientes mais importantes, é preciso definir como será feita essa distribuição na prática. A rota, pode ser bem mais definida garantindo que serão atingidos os pontos de revendas mais importantes e que o caminho será o mais eficiente possível para diminuir os custos do transporte.

Este, por sinal, pode ser feito com uma frota própria ou com o uso de caminhoneiros “fretistas”, que têm o próprio caminhão e cobram apenas pelo frete. Mais uma vez, esse tipo de abordagem será definida por sua rede e por sua área. Fretistas normalmente têm um custo menor, mas correm o risco de estarem ocupados com outro trabalho.

Uma solução interessante é contratar os fretistas apenas em casos de necessidade de compra de produtos com os fabricantes em que a carga é muito grande e pode ser feita com alguma antecedência. Para a distribuição diária para os revendedores, caminhões pequenos podem fazer esses trajetos em mais viagens menores, carregando apenas o necessário para os parceiros e tomando a sua base como centro de operações.

As revendas são fundamentais para estabelecer a sua área de distribuição ideal. Elas vão ajudar a ditar as informações mais importantes da distribuição de produtos como a localização, o transporte e o armazenamento. Por isso, para obter uma ajuda na hora de avaliar a área de distribuição ideal para o seu negócio, visite nosso site Imagem Consultoria e confira nossas soluções.