Planejamento Estratégico Empresarial
Uma das ferramentas administrativas mais importantes para uma empresa é o planejamento estratégico empresarial. Ele estabelece os objetivos que o empreendimento almeja alcançar. Como também, as ações que serão necessárias para alcançá-los. Esta é uma das atividades de uma consultoria empresarial.
Veja abaixo os passos para construir um planejamento estratégico eficiente:
1. Definição de Missão, Visão e Valores
A primeira etapa do planejamento estratégico empresarial é a definição desses três conceitos, porque eles vão orientar o restante que está por vir. Primeiro, a missão é o motivo pelo qual a empresa existe. Segundo, a visão é onde pretende chegar, em longo prazo. Terceiro, os valores são os princípios que estão presentes em tudo que acontece no empreendimento e que em hipótese alguma podem ser ignorados.
2. Definição de objetivos e metas
Essa é uma parte crucial do planejamento estratégico empresarial, que deve ser cuidadosamente pensada. Os objetivos são maiores e mais abrangentes, estando muito associados com a visão, por exemplo, “abrir 20 unidades em cinco anos”. Já as metas são atingidas em curto prazo e funcionam como degraus para chegar aos objetivos.
Para estabelecer as metas, recomenda-se o uso do padrão SMART, de George Doran: específicas, alcançáveis, mensuráveis, relevantes e com tempo pré-definido para serem atingidas.
3. Análise SWOT
Uma das ferramentas do planejamento estratégico empresarial é essa análise que faz um diagnóstico do cenário interno da empresa e dele em relação ao ambiente externo. Sendo assim, é composta por quatro tópicos que são submetidos à avaliação: forças e fraquezas (olhar para dentro da empresa), ameaças e oportunidades (olhar para o mercado).
4. Monitoramento do ambiente externo
Além desses dois tópicos que fazem parte da análise SWOT, é necessário se aprofundar mais no conhecimento do mercado. Faça um levantamento dos seus concorrentes, mas lembre-se: nem sempre os concorrentes são apenas aqueles que vendem o mesmo produto ou serviço. Às vezes, quem está disputando a mesma fatia do orçamento do cliente também concorre – por exemplo: duas empresas totalmente distintas, mas ambas trabalhando com entretenimento.
Veja o que esses concorrentes oferecem, quais são seus diferenciais. A ideia não é reproduzir as ideias deles em sua empresa, mas sim ter um panorama deles.
5. Definição e estudo de público-alvo
Defina a persona que você quer atingir e quanto mais características ela tiver, melhor! Segmentar público por idade e gênero, não é mais uma medida assertiva, é preciso considerar hábitos, estilo de vida, comportamento e muito mais. Em geral, recomenda-se que uma empresa trabalhe com três a cinco personas.
6. Definição de estratégias
Levando tudo isso em consideração, COMO os objetivos serão atingidos? Tradicionalmente, existem três padrões gerais de estratégias: diferenciação (apostar na qualidade do produto como elemento diferencial); foco (tentar atingir um segmento específico que tem sido ignorado) ou liderança de baixo custo. Mas não é preciso se restringir a isso, quanto mais criatividade melhor.
7. Plano de ação
Ele pode ser definido pela ferramenta 5W2H:
- O que será feito?
- Por que
- Onde?
- Quando?
- Por quem?
- Como?
- Quanto vai custar?
Cada ação deve partir de um plano que responda a essas perguntas.
8. Mensuração de resultados
A última etapa consiste em mensurar os resultados das ações e estratégias. Desta forma, alguns indicadores podem ser considerados, como o índice de lucratividade e a pesquisa de satisfação dos clientes, por exemplo.
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