Planejamento para pequenas e micro empresas é possível?

É muito comum a dúvida se o planejamento para pequenas e microempresas é possível. A resposta é que não somente é possível, mas é essencial e é uma das melhores formas de evitar problemas.

A importância do planejamento estratégico

O planejamento para pequenas e micro empresas é fundamental para o sucesso e para a saúde de qualquer empresa. Especialmente nas menores, ele pode ser responsável por ajudar a resolver alguns dos problemas mais comuns que levam ao fracasso.

O capital de giro e o controle financeiro

O capital de giro é o recurso que uma empresa tem para financiar as suas operações por um tempo. Ele é responsável por todas as contas a serem pagas e, por isso, deve ser tratado com muito cuidado. Perder-se e não ter uma estabilidade financeira para manter o negócio saudável é uma receita para o desastre.

O planejamento estratégico ajuda a elaborar um caminho através de certas metas e métricas para controlar a saúde financeira da sua empresa e garantir uma vida longa e a sobreviver a outros problemas, como os altos impostos.

A falta de clientes e a concorrência

A falta de clientes é outro problema comum entre pequenas e médias empresas que pode ser contornado com um planejamento. Afinal, grande parte dessa etapa é a análise de mercado e a transformação desse mercado em possíveis clientes, além do estado dos concorrentes e da capacidade real do seu negócio de sobreviver no meio deles.

Como fazer o planejamento estratégico?

Para resolver esses e quaisquer outros problemas, é preciso fazer o planejamento.

Grande parte do básico de como fazer o planejamento estratégico de uma pequena empresa é parecido com o de um negócio de porte maior. O tamanho representa algumas vantagens, como, por exemplo, com um número menor de pessoas, fica mais fácil avaliar, mas, por outro lado, fica mais difícil receber opiniões ou ter ideias novas. Por isso, uma consultoria externa pode ajudar.

A análise do cenário

O primeiro passo é a análise do cenário, que é composta sempre dos ambientes interno e externo.

A análise interna leva em consideração todas as forças e fraquezas da empresa, além dos recursos financeiros, técnicos, humanos e de infraestrutura. Já o ambiente externo significa entender possíveis ameaças e oportunidades que o mercado proporciona, além de conhecer as características e desejos dos clientes.

Definir os objetivos

A partir daí, são estabelecidos os objetivos a curto, médio e longo prazo. É fundamental que esses resultados sejam concretos e quantificáveis, de modo que possam ser medidos para avaliar se a empresa está caminhando bem para alcançá-los.

Traçar a estratégia

Por fim, com todas essas informações nas mãos, é o momento de traçar a estratégia em si, que nada mais é do que o plano que contém as ações que devem ser tomadas para que os objetivos sejam alcançados. De maneira mais simples, é o “como” que irá estabelecer “o que” dos objetivos.

Entre em contato

Ter um planejamento para uma pequena ou microempresa é a melhor forma de garantir a sua saúde e o seu sucesso. Por isso, entre em contato conosco imagemconsultoria.com.br para que possamos ajudar. Veja nossos serviços de consultoria empresarial.